Proposta oferece visão crítica e interdisciplinar sobre transformação de sistemas energéticos
A transição energética se tornou uma das agendas mais urgentes e estratégicas do século XXI. Em um cenário global marcado pelas crises climáticas, pelas pressões por segurança energética e pela busca por um desenvolvimento socioeconômico mais justo e sustentável, pensar novos caminhos para os sistemas energéticos é fundamental. Nesse contexto, teve início a disciplina “Transição Energética: Perspectivas, Oportunidades e Desafios”, que será ofertada ao longo do segundo semestre de 2025, às quartas-feiras, às 19h, integrando as unidades da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp: IT309 / C – Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica (FEEC) e PE180J – Tópicos Especiais em Planejamento de Sistemas Energéticos I (FEM), sob responsabilidade do Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva com colaboração de Lira Luz Benites Lázaro, Danusia Ferreira e pesquisadores do CPTEn.

A proposta da disciplina é oferecer uma visão crítica e interdisciplinar sobre os processos de transformação dos sistemas energéticos, reconhecendo que a transição não se limita a aspectos técnicos ou econômicos. Pelo contrário, trata-se de um processo complexo, que envolve múltiplas dimensões e atores. O curso convida os(as) alunos(as) participantes a refletirem sobre os desafios e caminhos da transição energética considerando diferentes perspectivas: tecnológica, econômica, social, política, regulatória e ambiental. Essa abordagem amplia o entendimento sobre os impactos e as possibilidades da transição, permitindo que os(as) estudantes compreendam como decisões técnicas se entrelaçam com dinâmicas sociais, políticas públicas, disputas geopolíticas, marcos regulatórios e valores culturais.
Com base em debates atuais e estudos de caso nacionais e internacionais, a disciplina integrará contribuições das engenharias, das ciências sociais, da economia, do direito, dos estudos ambientais e das políticas públicas. A proposta é fomentar um espaço de diálogo crítico e criativo sobre as oportunidades que se abrem — e os obstáculos que persistem — na construção de sistemas energéticos mais sustentáveis, resilientes e inclusivos. Voltada a estudantes de pós-graduação, a disciplina é especialmente recomendada para quem deseja atuar nas áreas de energia, sustentabilidade, planejamento, inovação tecnológica ou políticas públicas, com uma formação capaz de dialogar com a complexidade dos desafios contemporâneos.

Lira Luz Benites Lazaro – pesquisadora do CPTEn