Conheça nossos eixos temáticos

Eixos temáticos CPTEn

Educação, formação e capacitação para a sustentabilidade socioambiental

Inspirado na iniciativa do Programa Interdisciplinar de Extensão Comunitária Olhos no Futuro, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Telêmaco Paioli Melges, iniciada em 2019, este quinto Eixo destaca e promove a formação sobre energia e sustentabilidade no âmbito da Educação. Inicialmente, pesquisadores se voltam às escolas públicas, à formação de estudantes e à capacitação de seus servidores, alinhando ações de conscientização em unidades educacionais vinculadas ao Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn). Em seguida, outros setores da administração pública paulista, como da Agricultura, de Segurança e do Transporte, também serão beneficiados, por meio de usuários e profissionais que se tornam agentes de sustentabilidade energética. A ideia é ressignificar essa problemática por meio da responsabilidade social.

O processo educacional é tomado enquanto força transformadora para um novo funcionamento da sociedade, de forma a fortalecer as instituições responsáveis pela garantia plena do exercício da cidadania e também para diminuir os problemas sociais. Assim, pesquisas e projetos deste Eixo estão fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam a educação de qualidade (ODS 4); a redução de desigualdades (ODS 10); o consumo e a produção responsáveis (ODS 12); a paz, a justiça e o fortalecimento das instituições (ODS 16); bem como nas parcerias e nos meios de implementação (ODS 17). Nesse sentido, o contexto da transição energética é investido no exercício da interdisciplinaridade, observada a sua complexidade que não cabe numa única área do conhecimento.

Coordenação do eixo

Carla Kazue Nakao Cavaliero, Evely Boruchovitch

Entre em contato com o grupo responsável pelo Eixo temático via o formulário a seguir.

Envie um e-mail

cpten@unicamp.br