CPTEn oferece disciplina eletiva sobre Transição Energética

Tópico será oferecido a alunos de graduação de todos os cursos

Pesquisadores do Eixo 8 do CPTEn – Inovação para Municípios Inteligentes, vão oferecer neste segundo semestre de 2024 a disciplina “EX056 – Educação Interdisciplinar para a Transição Energética”, de 4 créditos (2 teóricos + 2 práticos), centrada na pesquisa “Comunidades de Energia para Populações de Baixa Renda”. A disciplina é eletiva, de caráter extensionista, e é aberta a alunos de graduaçãod e todas as áreas do conhecimento.

A estratégia do curso é a ação dinâmica, multi e interdisciplinar, que permite a integração de diversas áreas de conhecimento (Engenharias, Computação, Direito, Políticas Públicas, Economia, Educação e Gestão). O objetivo é envolver alunos de Graduação em práticas de extensão, de modo a auxiliar na ressignificação de perfis profissionais e contribuir para a disseminação e fortalecimento de procedimentos educativos baseados na pesquisa, a partir de demandas contemporâneas.

Disso, decorrem duas metas: 1) formação de agentes de transição energética; e 2) habilitação para a difusão de tecnologias através de práticas inclusivas, junto a um público de perfis socioeconômicos variados. As atividades envolvem encontros em sala, com aulas expositivas, e visitas ao projeto na Região Noroeste de Campinas (Jardim Satélite Íris), como horas práticas (com redação de relatório de visita e elaboração de projetos individuais).

Temas a serem tratados:

1) Formação de agentes de transição energética
• O conceito de Comunidade de Energia;
• Pobreza energética;
• Laboratório Urbano Vivo;
• Transição energética e demandas por outras vias de Educação;
• Tópicos em tecnologia social;

2) Habilitação para a difusão de tecnologias através de práticas inclusivas
• Tópicos em tecnologias de energias renováveis: fotovoltaica e eólica;
• Tópicos em economia institucional;
• Tópicos em Educação Não Formal;
• Visitas orientadas;
• Prática laboratorial.

A bibliografia será disponibilizada na ementa oficial.

As inscrições devem ser feitas pelo sistema DAC-Unicamp (https://www.dac.unicamp.br/portal/acesso/estudantes) no período correspondente e está sujeita a quantidade de vagas (mínimo de 8 e máximo de 25 alunos).

Foto: Antoninho Perri / SEC Unicamp