Programa tornou-se institucional em 2024; lançamento ocorreu em 21 de março
Na última sexta-feira (21) houve o lançamento oficial de nove títulos aprovados pelo edital “Pesquisa e ensino na extensão universitária da Unicamp” (2024/2025), da Editora da Unicamp em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) da Unicamp. O evento ocorreu na sede da Associação dos Docentes da Unicamp (AdUnicamp) e contou com a presença de autores das obras selecionadas. Entre os títulos lançados, está o livro “Princípio educativo e práticas extensionistas do Programa Olhos no Futuro”, organizado pela pesquisadora Danúsia Arantes (FEEC) e pelos professores Roberta Ceriani (FEQ) e Luiz Carlos Pereira (FEEC), coordenador do Campus Sustentável e diretor do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn).

O propósito do edital é levar ao público leitor os esforços realizados ao longo dos últimos anos pelas diferentes iniciativas da extensão universitária e o que tem sido conquistado com as propostas apresentadas.
Criado em 2018, o Programa “Olhos no Futuro” desenvolve nove subprojetos relacionados à Agenda 2030 das Nações Unidas e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável junto a estudantes mais vulneráveis do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O livro descreve as experiências na Escola Estadual Telêmaco Paioli Melges, onde o programa teve início, e os desafios passados com a pandemia de covid-19 entre 2020 e 2021. Recentemente, o programa foi ampliado para outros três ambientes escolares da cidade.
Os nove subprojetos são: CANAlise, Desembalando, Energizar, Nosso Busão, ReciclaMENTE, SustentavelMENTE, Águas do Ribeirão Quilombo e um nono sobre Dignidade Menstrual. “O Olhos no Futuro está totalmente atrelado ao CPTEn, sendo parte das pesquisas realizadas no seu eixo 5, ligado à educação”, destacou Danusia Arantes. Já Roberta Ceriani comentou sobre a satisfação em ver alguns dos alunos da escola se tornando universitários na própria Unicamp, após participação anterior no programa, deixando claro os frutos desse esforço da extensão.

O programa recebeu apoio financeiro da Fapesp, por meio do CPTEn, do CNPq, do Ministério Público do Trabalho da 15ª região em Campinas, e das Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Pesquisa (PRP) da Unicamp. A previsão é que a obra esteja disponível nas livrarias em quatro meses.
Edwiges Morato, diretora da Editora da Unicamp, comentou que espera que essa série tenha uma vida longa e alcance públicos diversos. Já o professor Luis Geraldo Meloni, diretor de Extensão, citou outros programas aprovados ou continuados pela Proeec como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, o cursinho pré-vestibulinho/vestibular Colmeias, e o UniversIDADE, voltado para o pessoas 50+, retomando a importância desse setor, conforme mencionado pelo reitor Antonio Meirelles, no evento de manhã.
Os demais títulos apresentados que participaram desse lançamento são:
- Alternativas sistêmicas rumo à sustentabilidade da vida, Paulo Sérgio Fracalanza e Rosana Icassatti Corazza (Org.);
- Arranjo aplicado à música brasileira, Paulo Tiné (disponível para compra);
- Cosmetologia clínica e cuidado farmacêutico para a saúde da pele, Gislaine Ricci Leonardi e Mariane Massufero Vergilio (disponível para compra);
- Divulgação científica, produção textual e práticas extensionistas, Anna Christina Bentes, Caio Mira e Anderson Carnin (Org.);
- Fundamentos interdisciplinares da Musicologia Sistemática, José Eduardo Fornari Novo Junior;
- Gramática e formação de professores de língua portuguesa, Aquiles Tescari Neto;
- Música e educação na trajetória da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Lenita Waldige Mendes Nogueira;
- Uma abordagem interdisciplinar da gestão do conhecimento, Antonio Carlos Zambon, Gisele Busichia Baioco e Pedro Fernandes da Anunciação (Org.).

Leia mais:
Editora da Unicamp lança série inédita sobre projetos de extensão
Reportagem: Maria Carolina Hernandez Ribeiro (pesquisadora CPTEn)
Fotos: Maria Carolina Hernandez Ribeiro e Lúcio Camargo (SEC/Unicamp)