Skip links

Pesquisadores do CPTEn lançam livro sobre transição energética na América Latina

Livro está disponível para download gratuito

Obra foi organizada por Lira Luz Benites Lazaro (CPTEn/Unicamp), Sigrid de Aquino Neiva (USP) e Esteban Serrani (UNSAM)

 

O evento de lançamento do livro Energy Poverty, Justice and Gender in Latin America, reuniu docentes, alunos e a comunidade acadêmica no dia 14 de maio, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), para celebrar a produção de conhecimento sobre pobreza energética, justiça climática e desafios da diversidade de gênero no contexto da transição energética latino-americana.

Organizado por Lira Luz Benites Lazaro (CPTEn/Unicamp), Sigrid de Aquino Neiva (USP) e Esteban Serrani (UNSAM), o livro adota uma metodologia interdisciplinar para examinar o complexo cenário de desigualdades e desafios envolvendo as políticas energéticas da América Latina, apontando para a necessidade urgente de uma transformação sistêmica. Ao integrar estudos de caso e análises detalhadas, a obra estimula a reavaliação crítica da transição energética, priorizando a justiça social e a igualdade de gênero como fundamentos inegociáveis.

Francisca Dulcinéia da Cruz Gomes, pós-graduanda do CPTEn, apresenta suas contribuições para a obra

 

Durante o evento, os participantes puderam assistir a uma apresentação com falas dos autores. “Não há transição justa sem justiça energética, e não há justiça energética sem igualdade de gênero. Este livro nos convida a reimaginar o futuro da energia como um bem comum e não como um privilégio”, afirmou Lira Luz Benites Lazaro.

Energy Poverty, Justice and Gender in Latin America está estruturado em três seções. A primeira seção discute a pobreza energética como um problema multidimensional, apresentando estruturas analíticas e evidências que revelam suas diversas facetas e os desafios que impõe à justiça social e ao desenvolvimento sustentável. A segunda seção aprofunda a noção de justiça energética, destacando as contradições entre a abundância de recursos naturais e o acesso desigual à eletricidade, e defende políticas que promovam uma distribuição mais equitativa dos benefícios e encargos. Já a terceira seção explora a conexão entre gênero, pobreza energética e justiça, abordando como a escassez de energia impacta de forma desproporcional as mulheres, especialmente em suas funções domésticas não remuneradas. Essa parte propõe políticas sensíveis ao gênero, reconhecendo o papel essencial das mulheres na construção de soluções mais inclusivas e sustentáveis.

Luiz Carlos Pereira da Silva, diretor do CPTEn

 

Coautoras do artigo Energy Transition in the Brazilian Amazon: Empowering Communities Through Clean and Equitable Energy Access, as pesquisadoras Danúsia Arantes Ferreira e Francisca Dulcinéia da Cruz Gomes compartilharam suas experiências no trabalho de levantamento energético realizado em comunidades indígenas isoladas na região da Amazônia do norte do Amapá, em julho de 2023, e enfatizaram a necessidade de promover a participação ativa da população nas pesquisas.

Clique aqui para fazer o download do livro.

Texto: Julia Devito (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)
Fotos: Julia Devito e CPTEn