Skip links

Projeto Comunidades de Energia oferece bolsas de Iniciação Científica

Inscrições vão até 9 de março

O Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) da Unicamp, apoiado pela Fapesp, tem seleção aberta para dois bolsistas de Iniciação Científica (IC). 

Os selecionados atuarão dentro do eixo temático VIII – Inovações para Municípios Inteligentes – na linha de pesquisa “Tecnologia Social”, com atividades remotas e encontros presenciais eventuais. 

Por meio dessa linha de pesquisa, propõe-se uma ação conjunta entre universidade, administração pública e setor privado, no sentido de oferecer inovações tecnológicas com potencial de serem transformadas em ações inclusivas no que diz respeito ao acesso à energia e promoção social, de modo a atender interesses governamentais e empresariais. 

Requisitos para a candidatura: 

i. Estar matriculado a partir do 5º semestre, preferencialmente nos seguintes cursos: Computação, Engenharia Elétrica, Tecnologia, Ciências Aplicadas e Matemática;

ii. Possuir currículo acadêmico de excelência;

iii. Interesse em temáticas que envolvam tecnologia e sociedade;

iv. Conhecimento de linguagens de programação web e mobile responsiva;

v. Habilidade consolidada em atividades de programação web e mobile responsiva;

Natureza do Projeto:

A proposta de pesquisa é o estudo da formação de Comunidades de Energia (conceito que traduz o agrupamento de pessoas em torno de um aparato técnico para gerar eletricidade, administrá-la e distribuí-la conforme sua realidade e necessidades), associadas à transmissão de conhecimentos técnicos por vias não escolares (Educação Não Formal), de modo a permitir autonomia e consciência para a tomada de decisões em relação à energia. 

Um projeto piloto será instalado na forma de uma micro usina fotovoltaica no bairro Cidade Satélite Íris, considerado pelo IBGE (2010) como o de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município de Campinas. A micro usina será entendida como um Laboratório Urbano Vivo, na perspectiva da Engenharia, da Educação Não Formal, da Economia e da Sociologia. 

Os trabalhos serão desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Campinas e com a ONG Projeto Gente Nova (PROGEN), entidade que atua há mais de 35 anos na região. Os dados coletados serão analisados de modo qualitativo e quantitativo para subsidiar tomadas de decisão no setor público e privado. 

Atribuição dos(as) bolsistas:

Nível 1: desenvolver um jogo/app interativo para ser aplicado em procedimentos educativos, via Educação Não Formal;

Nível 2: desenvolver um software de gestão para governança comunitária de energia, que trabalhe a partir de um banco de dados com base em indicadores de vulnerabilidade social.

Sobre o processo seletivo

Os candidatos devem enviar email para o Prof. Dr. Júlio Amstalden, Pesquisador Associado (CPTEn/FEEC). Email: jamst@unicamp.br até 08/03/2024, com os seguintes documentos:

a) Curriculum vitae, com link para pesquisa na Plataforma Lattes

b) Histórico escolar atualizado da graduação

– Data prevista para fase das entrevistas: 15/03/2024

– Previsão do início da bolsa: abril-maio/2024* 

Duração da bolsa: 12 meses, com possibilidade de renovação.

*Considerando a média de 50-70 dias para análise pela Fapesp.