Semana do Meio Ambiente tem 5ª jornada “Olhos no Futuro”

Estudantes do Ensino Fundamental conheceram laboratórios e projetos desenvolvidos no campus

A celebração da Semana do Meio Ambiente desse ano na Unicamp contou, no último dia 11 de junho, com a 5ª jornada do projeto “Olhos no Futuro”, organizado por pesquisadores do Escritório Campus Sustentável e do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn).

Nesta jornada, 132 alunos da Escola Estadual Dr. Telêmaco Paioli Melges, sediada na Vila San Martin, bairro próximo ao distrito de Barão Geraldo, foram acompanhados de seus professores para conhecer o campus e participar de diferentes atividades ao longo do dia.

Com coordenação geral de Luiz Carlos Silva, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) da Unicamp e diretor do CPTEn, o projeto foi idealizado em 2018 com a preocupação de unir os três eixos, ensino, pesquisa e extensão, em torno da sustentabilidade e da transição energética. Atualmente, conta com docentes de 14 unidades da Unicamp.

A iniciativa trabalha com a implementação de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 das Nações Unidas em projetos menores, desenvolvidos por turmas de até 22 estudantes da escola durante o semestre. Focado principalmente nos ODS 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Acessível e Limpa), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação), ele também articula-se com os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-estar), 10 (Redução das Desigualdades), e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

A partir daí, os alunos do Ensino Fundamental II escolhem com qual subprojeto querem trabalhar, divididos pelo alinhamento desses ODS com as unidades e docentes responsáveis, dentre elas: Energizar, Canalize, Sustentavelmente, Reciclamente, Mistérios da Natureza e Águas do Ribeirão Quilombo.

Após as oficinas no período da manhã, houve o almoço no Restaurante Saturnino e uma volta pelo campus no ônibus elétrico. Os alunos participaram de uma palestra sobre Educação Ambiental, e ainda passaram por diferentes laboratórios da Feec onde diversas pesquisas são realizadas, como o de Física Moderna, o de Alta Tensão e o de Redes Elétricas Inteligentes.

Para Flávia Consoni, do Instituto de Geociências (IG), o “Olhos no Futuro” é uma oportunidade para muitas desses adolescentes terem seu primeiro contato com o ambiente universitário, de visitarem os espaços, faculdades e institutos da Unicamp. E, finalmente, visualizarem a possibilidade de estudar ali em alguns anos.

Dessa maneira, vivenciam de forma interdisciplinar experiências também fora da escola, de modo a multiplicar o conhecimento adquirido ao longo do projeto. Ao final, foi realizada uma atividade imersiva com a supervisão das coordenadoras executiva e pedagógica, Danúsia Arantes (Feec) e Roberta Ceriani (Faculdade de Engenharia Quimica – FEQ), no Teatro de Arena da Praça da Paz, onde os estudantes puderam compartilhar o que acharam do dia e o que aprenderam como “agentes de transformação” no seu ambiente escolar, familiar e social.

O evento contou com a participação de alunos de diferentes cursos de Graduação e de Ensino Médio, que atuam como monitores no projeto Comunicação, da Profa Denise Carvalho Rodrigues (IA), e recebeu apoio financeiro da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) da Unicamp para sua realização.

Texto: Maria Carolina Ribeiro (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)
Fotos: Julia Devito (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)