Obras compõem acervo do artista plástico Getúlio Júnior
No dia 17 de junho, o escritório do Campus Sustentável recebeu a Exposição de Arte Contemporânea: A Pequena Telefonista & Conexões de Saberes. As obras foram doadas pelo próprio autor, Getúlio Antero de Deus Júnior, em um gesto de retribuição à Unicamp, onde cursou o mestrado.
A prática de Give Back para universidades é muito comum em universidades estrangeiras, especialmente nos Estados Unidos, onde as doações chegam a valores milionários. Em 2023, por exemplo, a Harvard University recebeu um presente de 300 milhões de dólares do CEO da Citadel, Kenneth C. Griffin que, então, teve seu nome eternizado na Escola de Artes e Ciências da prestigiada instituição.
Pensando nisso, o artista Getúlio Júnior — ou Dr. Júnior, como costuma se apresentar em sua comunidade — espera que seu gesto inspire outros ex-alunos a estreitarem seus laços com as universidades brasileiras.
Ao todo, a mostra é composta por oito obras confeccionadas com impressão 3D a partir de ilustrações publicadas no livro A Pequena Telefonista, uma narrativa fantasiosa na qual uma jovem telefonista de uma sociedade futurista interage com um engenheiro-artista em busca de respostas que deverão alterar o curso de sua vida.
A abertura da exposição permanente contou com a presença do professor Luiz Carlos Pereira da Silva, diretor do CPTEn e coordenador do CS, e do reitor Antonio José de Almeida Meirelles.
Texto e fotos: Julia Devito (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)