Visitas ocorreram nos dias 4 e 5 de dezembro
No início do mês, dias 4 e 5, os cientistas Cong Wang e Chongliang Huang, do Instituto de Pesquisa em Energia da Academia de Ciências de Shandong (Energy Research Institute of Shandong Academy of Sciences – SDERI) foram recebidos por equipe do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) da Unicamp, quando tiveram a oportunidade de saber mais sobre os projetos em execução na universidade, além dos futuros.
Uma breve introdução sobre o SDERI foi feita por Wang no primeiro dia, focada nas linhas de pesquisa realizadas no instituto, como armazenamento de energia, gestão térmica, materiais de baterias, hidrogênio verde, conversão de biomassa, eficiência e política energéticas, seguido pelo professor Hildo Guillardi Júnior (Unesp – São João da Boa Vista), que apresentou maiores detalhes do Centro Paulista de Inovação em Serviços de Iluminação Pública (CEPIL), no qual atua como pesquisador associado. Em seguida, a professora Carla Cavaliero mostrou mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Energéticos, ligado à Faculdade de Engenharia Elétrica (PSE-FEM), terminando com um tour pelo campus de Barão Geraldo no ônibus elétrico da Unicamp, e conhecendo o novo Campus Grid, ao lado do eletroponto.
No dia seguinte, houve apresentação sobre o funcionamento e serviços prestados pelo NIPE, o LABIOEN e o PPBIOEN com a Coordenadora Bruna Moraes, que também está à frente do Centro Paulista em Estudos em Biogás e Bioprodutos (CP2B). O Campus Sustentável (CS), o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) e o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) foram apresentados pelo professor Luiz Carlos Pereira e pelo doutorando João Ito, que mostrou a visita virtual das instalações energéticas, disponível no site do CS. Além do projeto de iluminação pública, cujos andamentos iniciais no campus foram demonstrados por Juliana Ulian, da GHM Solutions.
Coordenador de Internacionalização do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Gabriel Poli de Figueiredo participou expondo todas as contribuições dessa instituição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país, incluindo seu escritório na Amazônia, voltado para a bioeconomia da região norte. Por último, os visitantes conheceram o recém-instalado radar do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI).
Devido à proximidade de suas áreas de atuação, um convênio já foi estabelecido com o CEPIL que está iniciando suas atividades esse ano, sob comando do professor e pesquisador sênior do NIPE, Gilberto Jannuzzi (FEM-Unicamp). Agora a intenção é que isso se estenda para os demais Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) da Unicamp financiados pela Fapesp, como o CP2B, também é sediado no NIPE e o CPTEn, ligado à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Principalmente com o interesse expresso do SDERI em criar maiores cooperações internacionais e a proximidade da Unicamp com instituições de ensino e pesquisa chinesas.
Texto: Maria Carolina H. Ribeiro (pós-doutoranda CPTEn/PRP)
Fotos: Cristiane Bergamini (CEPIL/FAPESP).