Obra integra a série Extensão Universitária da Editora da Unicamp

No dia 12 de setembro de 2025, a Biblioteca Central da Unicamp sediou o lançamento do livro Princípio educativo e práticas extensionistas do Programa Olhos no Futuro. A obra integra a série Extensão Universitária da Editora da Unicamp e reúne reflexões, entrevistas e relatos sobre a trajetória do programa desde sua criação, em 2018.
Organizado por Danúsia Arantes Ferreira, Roberta Ceriani e Luiz Carlos Pereira da Silva, o livro apresenta uma visão abrangente e multidimensional das ações do programa, articulando ensino, pesquisa e extensão. Além da descrição de projetos e discussões teóricas, o material oferece links para conteúdos de apoio on-line, ampliando o acesso e o diálogo com a comunidade.

Durante o evento, os organizadores destacaram o caráter progressista da publicação. “O livro é uma ferramenta importante para que possamos replicar esse trabalho em outras escolas”, afirmou o professor e diretor do CPTEn Luiz Carlos Pereira da Silva, ressaltando ainda a importância das atividades no campus, como a Jornada Olhos no Futuro, que em sua mais recente edição de 2025 reuniu cerca de 300 estudantes de escolas estaduais para participar de atividades fundamentadas em temas como sustentabilidade, educação menstrual, energias renováveis, saneamento e alimentação.
A professora Roberta Ceriani, pesquisadora do CPTEn, enfatizou o potencial inovador da integração da universidade com as escolas, citando Paulo Freire: “A educação transforma o mundo”. Ela também destacou o envolvimento de 48 autores na produção do material, que reúne princípios, histórias e experiências do programa. “O Olhos é um espaço de acolhimento. Esse é um grande diferencial das atividades de extensão: criar novos espaços de pertencimento”, completou.
Para Danúsia Arantes, também pesquisadora no CPTEn, a obra carrega marcas pessoais. “Há muito da minha história de vida neste livro. Tive a oportunidade de, junto aos outros autores, trazer fundamentos da educação de forma responsável e científica, mas também leve e acessível. Sou pedagoga acolhida na Faculdade de Engenharia Elétrica, algo que não é comum”, afirmou. Ela destacou ainda que a educação precisa transbordar os limites da sala de aula e que a tríade ensino-pesquisa-extensão esteve no centro da construção do projeto.

Segundo Danúsia, a multidisciplinaridade é uma característica essencial da extensão, que no caso do programa Olhos no Futuro se traduz em projetos conectados à realidade escolar, metodologicamente embasados, mas contados por meio de histórias de vida. “O conhecimento produzido na universidade muitas vezes não chega na escola. Se mais projetos como esse forem realizados, a educação pública de Campinas vai melhorar muito”, defendeu. Para ela, o Programa Olhos no Futuro vai além da sustentabilidade: “Ele apresenta a Unicamp como um caminho possível para estes alunos”.
O lançamento reuniu docentes, estudantes, pesquisadores e representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), que apoiou a publicação, reforçando o compromisso da universidade com iniciativas de impacto direto na educação básica.
O livro pode ser adquirido nas lojas e no site da Editora da Unicamp.
Reportagem e fotos: Julia Devito (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)