- Sobre o CPTEn
- Eixos Temáticos
- 1. IA e ciência de dados
- 2. Inovação regulatória
- 3. Políticas Públicas e Governança
- 4. Análise econômica
- 5. Educação, formação e capacitação para a sustentabilidade socioambiental
- 6. Energias renováveis e bioenergia
- 7. Redes digitais e consumo inteligente (Grid edge technologies)
- 8. Inovação para municípios inteligentes
- Divulgação
- Notícias CPTEn
- Boletins
- BOLETIM CPTEn – Edição n. 1 – maio/junho de 2023
- BOLETIM CPTEn – Edição n. 2 – julho/agosto/setembro de 2023
- BOLETIM CPTEn – Edição n. 3 – outubro/novembro/dezembro de 2023
- BOLETIM CPTEn – Edição n. 4 – janeiro/fevereiro de 2024
- BOLETIM CPTEn – Edição n. 5 – março/abril/maio de 2024
- BOLETIM CPTEn – Edição n. 6 – junho/julho/agosto de 2024
- BOLETIM CPTEn – Edição n. 7 – setembro a dezembro de 2024
- Produções em pesquisa
- Materiais institucionais
- Contato
- English
Transição Energética, um assunto para a sala de aula
A Transição Energética é um processo que vai muito além da substituição de fontes de energia para versões renováveis, como a solar e a eólica, ou o aumento da frota de carros elétricos. Trata-se de um processo fundamental para o futuro do planeta. A Transição Energética busca não apenas fontes mais sustentáveis de geração de energia, mas também um consumo consciente, visando proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais. A conscientização é essencial para essa mudança e deve estar presente em todas as etapas, da produção ao consumo de energia e a sala de aula é um local privilegiado para que isso ocorra.
Neste material, elaborado pelo Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento sediados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sua escola pode encontrar sugestões de como abordar o tema em diferentes disciplinas e contextos escolares.
Por exemplo, cálculos sobre pegada de carbono e capacidade de geração de energia por diferentes fontes podem ser incluídos nas aulas de Matemática, os processos envolvidos na produção de biocombustíveis podem ser temas das aulas de Química, as diferenças entre as matrizes energéticas dos países podem estar nas aulas de Geografia e os efeitos das mudanças climáticas são discussões importantes para as aulas de Sociologia.
Confira nossa cartilha a seguir. Nela, você encontra conteúdos e ideias que podem auxiliar a equipe escolar a incluir a Transição Energética nas aulas de sua escola.
Leve o CPTEn à sua escola
O Centro Paulista de Estudos da Transição Energética – CPTEn é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP) apoiados pela Fapesp dedicado ao tema “Energia para o desenvolvimento e eficiência energética”. Sediado na Unicamp, tem o objetivo de contribuir para a gestão da energia e transição energética no Estado de São Paulo em todos os segmentos, com prioridade para as ações voltadas à gestão pública de energia elétrica.
A atuação do CPTEn segue o conceito de laboratório vivo, com projetos que experimentam em campo novas soluções e tecnologias, aproximando pesquisadores e sociedade em uma construção coletiva. Dentro desse conceito, a Unicamp já atingiu grande sucesso por meio do programa Campus Sustentável.
Nossas pesquisas são organizadas em oito eixos temáticos, sendo o quinto eixo dedicado à educação, formação e capacitação para a sustentabilidade socioambiental. Pesquisadores deste eixo se voltam às unidades de ensino, pesquisa e extensão, à formação de estudantes e à capacitação de seus servidores, alinhando ações de conscientização fundamentadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre em contato conosco e saiba como o CPTEn pode auxiliar na elaboração de projetos e implementação de ações de Transição Energética em sua unidade de ensino.
CPTEn – Centro Paulista de Estudos da Transição Energética
Av. Albert Einstein, Nº 400 – Cidade Universitária, Campinas – SP, CEP 13083-852
E-mail: cpten@unicamp.br
Instagram: @cpten.unicamp
LinkedIn: linkedin.com/company/cpten