Estudantes da escola estadual Telêmaco Paioli Melges, de Campinas, participaram do ‘Circuito para a Transição Energética’, na terça-feira (27), conhecendo as instalações do Laboratório Vivo de Transição, Eficiência e Sustentabilidade Energética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As atividades estiveram concentradas e ocorreram simultaneamente nas Faculdades de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), de Engenharia Agrícola (FEAgri) e de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU), além do Instituto de Geociências (IG) e Divisão de Meio Ambiente (DEA) da Unicamp. Os 134 alunos percorreram um circuito das 8h às 16h, quando ocorreu um debate de encerramento na Praça da Paz do campus.
“É um processo muito importante, porque mostra aos estudantes uma visão que dentro da escola eles(as) não têm. A dimensão que percebemos dessa parceria é deles(as) estarem observando até onde podem chegar. É uma ação que nos transmite possibilidades de conhecer novas coisas, situações diferentes. Quero até repetir uma frase que uma estudante disse durante o almoço, sobre essa possibilidade de sair de dentro da escola, ‘que isso é ótimo para a transformação do conhecimento’ deles(as), porque faz com que tenham mais vontade de estudar e ir além”, frisou Adriana do Nascimento, professora e vice-diretora da Telêmaco.
Ao encontro disso, Lucas Felipe dos Reis, estudante do 9º ano, ressaltou a importância do evento para a sua formação e como fonte de informações para as possibilidades de acesso ao ensino superior. “A Unicamp tem aberto as portas para a nossa escola e isso significa oportunidades para que nós possamos atingir uma realidade diferente. Nossa escola está localizada num lugar que é considerado periferia. Estando aqui, a Universidade nos mostra que a vida pode ser bem mais. Que podemos ir mais além e, quem sabe, futuramente, estaremos aqui cursando graduação”, destacou o estudante, recordando também que essa foi a sua segunda participação nesse Circuito.
Além de experimentos nos laboratórios de pesquisas, ocorreram ainda visitas às usinas fotovoltaicas, passeios de ônibus elétrico pelo campus universitário e a oficina Escola 4.0. Nessa última atividade citada, os(as) estudantes puderam criar circuitos luminosos utilizando uma placa-base e um kit de componentes eletrônicos. “O objetivo é fornecer material didático apropriado facilitando a compreensão e a aprendizagem em relação ao setor energético”, explicou Douglas Esteves, mestrando da FEEC, esclarecendo que essa metodologia pode ser usada também em outras áreas científicas. Segundo ele, o mais interessante é a conexão lúdica construída entre experimentos práticos e conhecimento teórico.
Em grupos, os participantes realizaram o trajeto com paradas em sete laboratórios das unidades institucionais que desenvolvem pesquisas em torno de saneamento, topografia e geodésia, aprendizagem em logística e transporte, hidráulica e mecânica dos fluidos, e ensinagem em sustentabilidade socioambiental e morfologia urbana. O Circuito é uma ação integrada do Programa Olhos no Futuro, que faz parte do Campus Sustentável e do eixo temático V do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn).
Reportagem: Inácio de Paula | jornalista bolsista do CPTEn e do Campus Sustentável Unicamp
Imagem de capa: Dulcinéia da Cruz | bolsista de IC do Campus Sustentável Unicamp