CPTEn e ASVOTEC podem colaborar em projetos de energia sustentável

Visita à Universidade ocorreu em 12 de agosto

No dia 12 de agosto, representantes da ASVOTEC Termoindustrial se reuniram no escritório do Campus Sustentável (CS) para conhecer os resultados e estratégias dos projetos desenvolvidos no laboratório vivo de eficiência e transição energética e estudar a possibilidade de parcerias. Fernando Ribeiro, Emerson Bernardino e Felipe Campos foram recebidos por Luiz Carlos Silva, coordenador do CS e diretor do CPTEn, e Raquel Magri, gestora de parcerias.

O encontro foi seguido da visita ao Laboratório de Pesquisas em Redes Elétricas Inteligentes (LabREI), onde opera o simulador de microrredes do projeto MERGE (Microgrids for Efficient, Reliable and Greener Energy). Esse projeto consiste em criar, testar e implementar quatro microrredes em distintos níveis: laboratório, demonstração, campus universitário e residencial/condominial. Essas microrredes são projetadas para melhorar a eficiência energética, garantir uma maior confiabilidade do sistema e promover o uso de energia limpa. Utilizando alta tecnologia, esse sistema é testado para se adaptar a diferentes necessidades e ambientes, gerando dados que podem servir para futuras expansões em larga escala.

De acordo com Bernardino, a inclusão de alternativas sustentáveis de energia faz parte dos objetivos da empresa, que atende clientes como a Petrobrás. O interesse em dialogar com o CPTEn surgiu durante o evento internacional sobre hidrogênio verde para mobilidade, H2VConnect. “A ideia é a aproximação com a Unicamp e o Campus Sustentável para identificar oportunidades nas linhas de captação de recursos e fazer projetos juntos. Quem sabe vocês já têm algo sendo desenvolvido em laboratório que possa ser escalado para uma planta piloto”, afirmou o gerente comercial da ASVOTEC.

A metalúrgica de Monte Mor (SP) atua desde 1965 no mercado das indústrias de base em diversos segmentos, fornecendo soluções de engenharia em válvulas especiais de grande porte, sistemas térmicos e de combustão, e equipamentos especializados.

Texto e fotos: Julia Devito (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)