CPTEn oferece bolsas de Iniciação Científica em projeto Comunidades de Energia

Inscrições vão até o dia 13 de maio

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), junto ao Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), estabelecido na Unicamp está selecionando 3 bolsistas de Iniciação Científica (IC), do CNPq.

Os selecionados atuarão dentro do eixo temático VIII – Inovações para Municípios Inteligentes – na linha de pesquisa “Tecnologia Social”, com atividades remotas e encontros presenciais eventuais.

Por meio dessa linha de pesquisa, propõe-se uma ação conjunta entre universidade, administração pública e setor privado, no sentido de oferecer inovações tecnológicas com potencial de serem transformadas em ações inclusivas no que diz respeito ao acesso à energia e promoção social, de modo a atender interesses governamentais e empresariais.

Natureza do Projeto:

A proposta de pesquisa é o estudo da formação de Comunidades de Energia (conceito que traduz o agrupamento de pessoas em torno de um aparato técnico para gerar eletricidade, administrá-la e distribuí-la conforme sua realidade e necessidades), associadas à transmissão de conhecimentos técnicos por vias não escolares (Educação Não Formal), de modo a permitir autonomia e consciência para a tomada de decisões em relação à energia.

Um projeto piloto será instalado na forma de uma micro usina fotovoltaica no bairro Cidade Satélite Iris, considerado pelo IBGE (2010) como o de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município de Campinas. A micro usina será entendida como um Laboratório Urbano Vivo, na perspectiva da Engenharia, da Educação Não Formal, da Economia e da Sociologia.

Os trabalhos serão desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Campinas e com a ONG Projeto Gente Nova (PROGEN), entidade que atua há mais de 35 anos na região. Os dados coletados serão analisados de modo qualitativo e quantitativo para subsidiar tomadas de decisão no setor público e privado.

Requisitos para a candidatura:

i. Estar matriculado a partir do 5º semestre, preferencialmente nos seguintes cursos: Computação, Engenharia Elétrica, Tecnologia, Ciências Aplicadas e Matemática, Na Unicamp ou demais Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo MEC, na região de Campinas.

ii. Possuir currículo acadêmico cadastrado na plataforma Lattes;

iii. Interesse em temáticas que envolvam tecnologia e sociedade;

iv. Conhecimento de linguagens de programação web e mobile responsiva;

v. Habilidade consolidada em atividades de programação web e mobile responsiva;

Sobre o processo seletivo

Os candidatos devem enviar email com o assunto “Bolsa PIBIC-Comunidades de Energia” para o Prof. Dr. Júlio Amstalden, Pesquisador Associado (CPTEn). Email: jamst@unicamp.br, com os seguintes documentos:

a) Curriculum vitae, com link para pesquisa na Plataforma Lattes

b) Histórico escolar atualizado da graduação

Calendário: as datas seguirão os prazos estipulados pela Unicamp, de acordo com o divulgado em: https://www.prp.unicamp.br/iniciacao-cientifica/pibic-pibiti/calendario/

Inscrições: 15/04/2024 até 13/05/2024

Duração da bolsa: 12 meses.

Valor: R$ 700,00

Início da vigência: 01/09/202

Maiores informações podem ser obtidas em: https://www.prp.unicamp.br/iniciacao-cientifica/pibic-pibiti/editais

Foto: reprodução Tudo EP