Pesquisadores visitam comunidades de energia na Paraíba

Júlio Amstalden e Maria Ester Dal Poz estiveram com agricultores locais em março

Pesquisadores do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), Júlio Amstalden Maria Ester Dal Poz, estiveram entre os dias 17 a 21 de março no Estado da Paraíba para conhecer experiências relacionadas à formação de comunidades de energia em regiões rurais do semiárido.

A viagem contou com a participação de Walmeram Trindade Junior, professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB–João Pessoa), que também atua como colaborador no Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), além de de outros docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O CPTEn e o IFPB foram as duas instituições brasileiras selecionadas recentemente para dar seguimento à implementação do Projeto ETRELA, que trata da educação e formação em energias renováveis. O projeto é patrocinado pela Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), em parceria com os Ministérios de Minas e Energia (MME) e de Educação (MEC).

Entre as iniciativas visitadas estão o assentamento “Novo Horizonte”, equipado com paineis fotovoltaicos, localizado no município de Várzea; a mini usina da Cooperativa de Energia Solar “Bem Viver”, desenvolvida no Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), em Matureia; bem como a Comunidade de Poços de Baixo, em Teixeira, onde há uma agroindústria de polpa de frutas. Eles também visitaram o Centro de Formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Lagoa Seca, que conta com uma cooperativa de agricultura familiar, moinho de milho e cozinha comunitária.

Os pesquisadores consideram que a viagem foi extremamente produtiva para se conhecer em primeira mão as diversas realidades e dificuldades na execução de projetos fotovoltaicos. Eles acreditam que esse contato com os agentes regionais pode fortalecer ainda mais as ações futuras de transição energética, tanto no Nordeste quanto no Sudeste.

A intenção, agora, é aproveitar o que foi observado durante a viagem na implementação do projeto “Comunidades de Energia”, uma das iniciativas centrais do Eixo VIII – Inovação para Municípios Inteligentes do CPTEn, com o apoio da Prefeitura de Campinas, da CPFL e da Organização não Governamental Progen – Projeto Gente Nova. Para isso, uma mini usina fotovoltaica deve ser instalada em breve no bairro Cidade Satélite Íris, que apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da Região Metropolitana de Campinas. Aos participantes escolhidos será oferecido treinamento para entender seu funcionamento e a manutenção adequada, que deve ser realizada pelos próprios moradores.

A expectativa com esse projeto é alcançar um impacto local positivo, que possibilite maior independência energética para o desenvolvimento econômico e social, por meio do controle da distribuição da energia solar gerada ali.

Texto: Maria Carolina Hernandes Ribeiro (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)
Fotos: acervo dos pesquisadores