Representantes da OLADE conhecem projetos de transição energética da Unicamp

Visita é parte da implementação do projeto ETRELA na Universidade

Entre os dias 6 e 10 de novembro uma equipe técnica ligada à Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), em parceria com a plataforma de treinamento online Renewable Academy (RENAC) e a empresa de consultoria Global Factor, esteve na Unicamp para a implementação da segunda fase do projeto “ETRELA – Melhorando, Aumentando e Facilitando o Acesso à Educação e Treinamento em Energias Renováveis na América Latina”.

A iniciativa é financiada pelo governo alemão, por meio de um compromisso climático interministerial que financia projetos focados na mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade em países emergentes e em desenvolvimento, conhecido pela sigla IKI. Conforme explicado por Miriam Macias e Craig Menzies, da Global Factor, esse projeto já foi concretizado na Argentina, Peru e Uruguai. Agora, além do Brasil, outros três países latino-americanos — Colômbia, Honduras e República Dominicana — serão contemplados com essa oportunidade.

Entre os compromissos, na quarta-feira (8) a delegação participou de reuniões com membros do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) e do Programa Campus Sustentável, na qual foram apresentadas as propostas por trás dessas ações, e projetos futuros da universidade, como a construção do HIDS – Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. Eles também conheceram pesquisadores associados a essas instituições na Unicamp e seus laboratórios, como o LabREI e o Centro de Inovação em Novas Energias (CINE – patrocinada pela Shell e também pela FAPESP) dentro da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), além de conversar com alunos de graduação e pós-graduação.

Nos demais dias, o grupo se encontrou com assessores das Pró-Reitorias de Graduação (PRG), Pós-Graduação (PRPG) e de Desenvolvimento Universitário (PRDU). A agenda também envolveu reuniões online com Marisa Maia de Barros, subsecretária de Energia e Mineração da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) do Estado de São Paulo, com empresas do setor privado, como a ELEKTRO, e representantes das Associações Brasileiras ligadas à produção de energias renováveis (como ABSOLAR, ABEEólica) e de conservação de energia (ABESCO), para discutir as possibilidades de crescimento do setor a partir de pesquisas desenvolvidas na nossa região, como na geração, modernização e economia de energia, entre outros potenciais.

Luiz Carlos Pereira da Silva, diretor do CPTEn e coordenador do Campus Sustentável, ressaltou a importância dos objetivos desse consórcio, voltados para a melhoria da educação e aumento da capacitação em energias renováveis, inclusive para o acesso mais igualitário à energia no país, e relembrou que a parceria com a OLADE já rendeu frutos em sua primeira fase, como o livro, que pode ser acessado aqui.

Cristiane Vaneker, da RENAC, destacou que os cursos oferecidos por eles já foram disponibilizados para mais de 160 países, favorecendo a formação em eficiência energética e energias renováveis nas mais diversas comunidades. Já a Global Factor auxiliou em mais de 2.700 projetos voltados a esse setor e ao de mercado de carbono, em mais de 50 países. O que torna essas duas organizações as parceiras ideais para a implantação do ETRELA em território nacional.

A partir da semana que vem as visitas da equipe continuarão no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a outra instituição de ensino superior e pesquisa brasileira escolhida para receber a oportunidade.

Para mais informações:
OLADE: https://www.olade.org/
IKI: https://www.international-climate-initiative.com/en/about-iki/
RENAC: https://www.renac.de/
Global Factor: https://www.globalfactor.com/en/

Reportagem – Maria Carolina H. Ribeiro (bolsista de Jornalismo Científico do CPTEn)
Fotos – Maria Carolina H. Ribeiro, Júlia Devito (bolsista de Jornalismo Científico do CPTEn) e Pablo F. Hernandez (doutorando CPTEn)