Pesquisador conheceu o projeto do ônibus elétrico do Campus Sustentável no dia 19 de março
A necessidade de reduzir a circulação de automóveis populares e a transição energética estiveram em pauta durante a reunião com Huw Davies, pesquisador no Centro para Futuros Transportes e Cidades na Universidade de Coventry, Inglaterra. De maneira descontraída, a conversa partiu da dificuldade de encontrar vagas nos arredores do escritório, apontada pela professora Flávia Consoni, pesquisadora do Centro Paulita de Estudos da Transição Energética (CPTEn). No contraplano, Davies detalhou que o comportamento dos cidadãos muda de acordo com o sistema oferecido, ou seja, se existir uma opção de mobilidade sustentável que seja mais acessível, mais pessoas optarão por ela. “No fim, as pessoas só querem energia barata”, afirma.
Em seguida, o diretor do CPTEn, Luiz Carlos Pereira da Silva, contextualizou a evolução da matriz energética brasileira, para então apresentar o projeto do ônibus elétrico em operação no campus e a ambição de contribuir para a transição energética no país. A meta, declarou o docente, é replicar o impacto local observado na Unicamp em outras instituições e cidades.
Huw demonstrou interesse no fato de que a rota do ônibus apresentada é a mesma de um veículo movido a diesel. Em contrapartida, explicou que a operação de ônibus elétricos no Reino Unido é feita de maneira mais cautelosa, sendo implementada somente nas rotas avaliadas como “mais fáceis”, por receio de que haja algum contratempo que impeça o ônibus de circular. Observou, ainda, que os maiores investimentos em mobilidade sustentável, hoje, não são destinados aos sistemas coletivos, e sim aos carros particulares. Apesar disso, se mostrou otimista ao afirmar que o futuro nos aguarda uma “mudança natural para o renovável”.
Texto e fotos: Julia Devito (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)