Diálogo visa a colaboração entre academia e setor energético na busca por abordagens inovadoras e soluções ambientalmente conscientes e sustentáveis para um futuro energético mais promissor
Ester Dal Poz, professora do Instituto de Economia (IE) e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp e gestora de inovação do Campus Sustentável e do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), ministrou uma palestra na Conferência Nacional de Transição Energética. O evento, promovido pelo Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, ocorreu entre os dias 4 a 6 de setembro, reunindo especialistas, líderes do setor energético e universitários, no campus da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
“O que oferecemos é a possibilidade de fazer um estudo por subsetor, então, na matriz fotovoltaica, eólica, na matriz elétrica de geração distribuída, por exemplo, as quais seriam as frentes de capacitação e de preparação de agentes de trabalho em vários níveis, competências estabelecidas no âmbito do CPTEn e no Campus Sustentável Unicamp”, destacou a gestora. A proposta é desenvolver cursos específicos para sindicatos e outras comunidades interessadas, em parceria com o Sindicato dos Eletricitários.
A sua participação aconteceu na terça-feira (5), durante painel sobre a responsabilidade das instituições de ensino superior no direcionamento das mudanças necessárias para que o setor elétrico brasileiro alcance patamares de sustentabilidade cada vez mais elevados. Segundo Dal Poz, a importância desse diálogo está na relação entre a transformação da matriz energética para a sustentabilidade e os desafios no campo da formação de pessoas e difusão de tecnologias, que impactam no mundo do trabalho.
Mais informações, assista o painel clicando neste link, no canal do YouTube Eletricitários de São Paulo
Texto e ilustração da capa: Inácio de Paula | jornalista bolsista de ciência do Campus Sustentável e do CPTEn