Skip links

Unicamp recebe H2VConnect

Evento internacional debateu produção de hidrogênio verde para mobilidade

A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), promoveu na última quarta-feira (26) o evento H2VConnect – Hidrogênio Verde para a Mobilidade e Produção de SAF, na Unicamp, com auxílio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Brasil) e organização do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) e do Escritório Campus Sustentável (CS).

Convidados discutem futuro da produção de hidrogênio verde (foto: GIZ Brasil)

Com a participação de Bernd Mayer dos Santos, coordenador da iniciativa de Hidrogênio Verde da GIZ no Brasil, e de Luiz Carlos Silva, diretor do CPTEn e coordenador do CS, o evento contou ainda com a participação do egresso da Unicamp, Davi Lopes, da InvestSP, além de representantes de empresas  e startups do setor.

Bernd destacou em sua fala de abertura o gigantesco potencial que o Brasil tem para produção de SAF (sigla para Sustainable Aviation Fuels, ou em português, combustível sustentável de aviação) e as derivações que esse setor pode gerar, como o de fertilizantes. Por conta disso, o SAF é uma das apostas do governo brasileiro para cobrir a demanda interna e externa para aviação no futuro.

Berd Meyer dos Santos (foto: GIZ Brasil)

Já Luiz Carlos lembrou o papel histórico de cerca de 50 anos da Unicamp na pesquisa com hidrogênio, por meio do Laboratório de LH2, sob a responsabilidade do professor Ennio Peres da Silva, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Devido à crise do petróleo, no final da década de 1970, e da crescente preocupação mundial com outras formas de mobilidade, pesquisas nessa área foram criadas ao longo do tempo na Unicamp. O professor foi pioneiro ao desenvolver o protótipo de um carro nacional movido a hidrogênio, que recebeu o nome de Projeto Vega

Luiz Carlos Silva (foto: GIZ Brasil)

Davi Lopes trouxe o panorama da produção atual de hidrogênio verde, forte no Nordeste — principalmente nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, com fonte de energia eólica e solar —, mas reforçando a aptidão de São Paulo para esse nicho, focado no uso de biogás e principalmente de biomassa de cana-de-açúcar. 

Durante o painel seguinte, Adriano Valle (White Martins), Alysson Oliveira (Geo Biogas) e André Defaveri (Honeywell) discutiram sobre os investimentos e perspectivas do setor, já em franca expansão no Brasil nos últimos anos. Ao final, as startups BG Energy, GreenEnergy, Protium Dynamics e XIELD) fizeram uma rodada de apresentação para possíveis interessados em conhecer mais de seus trabalhos.

Após apresentações, participantes seguiram para rodadas de discussões (foto: GIZ Brasil)

Unifal

Na mesma semana, no dia 28, alunos da Universidade de Alfenas (Unifal), conheceram o campus da Unicamp em Barão Geraldo, acompanhados pela professora Maria de Fátima Sarkis. A visita técnica faz parte do programa de disciplinas dos Bacharelados em Ciência e Tecnologia e Engenharias, ministrados pela Unifal em Poços de Caldas (MG).

Segundo Sarkis, apesar dos 110 anos da universidade mineira — antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas —, os demais campi são novos, com cerca de 15 anos, e demandam investimentos para se tornarem cada vez mais atrativos para novos alunos. Para isso, a Unifal  busca a expertise da Unicamp, adquirida pelo CS e CPTEn, para firmar parceiras diversas entre governos municipais, estadual e federal, empresas, bem como formas para desburocratizar este processo.

Maria de Fátima Sarkis e alunos da Unifal (foto: Maria Carolina Ribeiro)

Por sua vez, Luiz Carlos Silva explicou o funcionamento do Centro de Operações do Campus Sustentável e do Atlas Unicamp, e apresentou o plano para o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). 

Diversos laboratórios da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e da Faculdade de Engenharia Química (FQ), além das instalações do Centro para Inovação em Novas Energias (CINE) foram os locais visitados pela equipe, que também realizou um tour com o ônibus elétrico.

Visitantes conhecem ônibus elétrico do campus (foto: Maria Carolina Ribeiro)

Texto: Maria Carolina Ribeiro (bolsista Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)
Fotos: GIZ Brasil e Maria Carolina Ribeiro