Skip links

Universidade de Tsinghua e Unicamp planejam parcerias

Visitantes conheceram projetos de sustentabilidade e transição energética no último sábado (23)

Grupo da Universidade de Tsinghua conhece as instalações da Unicamp

No último sábado (23), parte de uma comitiva da Universidade de Tsinghua que está no Brasil conheceu de perto os projetos desenvolvidos e em elaboração pela Unicamp, por meio da Coordenadoria de Divisão de Sustentabilidade (CSUS), do Campus Sustentável (CS) e do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn).

Luiz Carlos Silva, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e diretor do CS e do CPTEn, mostrou para os visitantes as iniciativas que têm guiado o planejamento das atividades dos diferentes campi da Unicamp. Entre esses projetos, está a recém-inaugurada microrrede CampusGrid, desenvolvida em parceria com outra empresa chinesa, a Hexing, e outras instituições de pesquisa e ensino superior nacionais, bem como a China Eletric Power Research Institute – CEPRI, e o Hub de Energia Sustentável, inserido na Fazenda Argentina, adquirida pela universidade para sua expansão no médio e longo prazo.

Participaram da reunião, por parte da Unicamp, o diretor da Agência de Inovação da Unicamp (Inova); os professores Hugo Enrique Figueroa (FEEC) e Carlos Etulain, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira; o doutorando Pablo Hernandez; assim como Marcello Trombelli, diretor de Soluções da Envision para a América Latina e egresso da FEEC. Pela Universidade de Tsinghua, participaram Liu Dehua, professor do Departamento de Engenharia Química; Zhou Xiaowen, assistente do departamento, ambos à frente do Centro para Mudanças Climáticas e Inovação em Tecnologia Energética China-Brasil, parceria entre a universidade chinesa e a UFRJ; bem como Tong Lundi, da empresa de transporte marítimo COSCO Shipping.

Anteriormente, no dia 18, a Envision, empresa chinesa do setor de energia renovável promoveu o “Fórum de Desenvolvimento Sustentável Tisnghua-Envision China-Brasil”, em São Paulo. Foram convidados para participar do evento diversos representantes da Universidade de Tsinghua, juntamente da Unicamp, na presença do reitor Antonio Meirelles, do professor Rangel Arthur (Inova), e de Silva (CPTEn/CS), onde foram discutidas oportunidades de colaboração futura.

Fórum de Desenvolvimento Sustentável Tisnghua-Envision China-Brasil, realizado em São Paulo

A Envision tem buscado esforços para investimentos em energia eólica no país, inclusive com reunião em Brasília, onde um grupo de empresários da corporação se encontrou com o Vice-Presidente Geraldo Alckmin, na terça-feira (19). Com isso, a intenção dos eventos foi aproveitar o momento de fortalecimento das relações entre os dois países, após 50 anos de diplomacia colaborativa, que inclusive se reflete nos mais de 10 anos de convênio de cooperações acadêmicas com a Unicamp, de acordo com a sua Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri).

Para saber mais:

– Envision Energy: empresa chinesa do setor de energias renováveis, sediada em Xangai e fundada por Lei Zhang, atual CEO, em 2007 e já é uma das principais fornecedoras de turbinas eólicas do planeta. Recentemente abriu uma filial no Brasil, e em seu portfólio oferece soluções para BESS (Batery Energy Storage System), Green H2, AIoT, além das já mencionadas turbinas. Também conta com seu próprio time na Fórmula E, correndo desde a temporada inaugural (2014/2015), tendo sido campeã mundial em 2022/2023.

Site: https://www.envision-group.com/en/aboutus.html.

– Universidade de Tsinghua: Fundada em 1911, está localizada em Pequim, capital da China, e é reconhecida como uma importante instituição de elite do continente asiático. Conta com 21 faculdades e escolas, 59 departamentos e desde 2018 com um Centro Latinoamericano, em Santiago, no Chile. Entre seus formandos mais conhecidos constam o ex-presidente da China Hu Jintao e o atual presidente Xi Jinping.

Site: https://www.tsinghua.edu.cn/en/

Texto: Maria Carolina Hernandes Ribeiro (pós-doutoranda CPTEn/PRPG)