Visitantes conheceram projetos de sustentabilidade e transição energética no último sábado (23)
No último sábado (23), parte de uma comitiva da Universidade de Tsinghua que está no Brasil conheceu de perto os projetos desenvolvidos e em elaboração pela Unicamp, por meio da Coordenadoria de Divisão de Sustentabilidade (CSUS), do Campus Sustentável (CS) e do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn).
Luiz Carlos Silva, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e diretor do CS e do CPTEn, mostrou para os visitantes as iniciativas que têm guiado o planejamento das atividades dos diferentes campi da Unicamp. Entre esses projetos, está a recém-inaugurada microrrede CampusGrid, desenvolvida em parceria com outra empresa chinesa, a Hexing, e outras instituições de pesquisa e ensino superior nacionais, bem como a China Eletric Power Research Institute – CEPRI, e o Hub de Energia Sustentável, inserido na Fazenda Argentina, adquirida pela universidade para sua expansão no médio e longo prazo.
Participaram da reunião, por parte da Unicamp, o diretor da Agência de Inovação da Unicamp (Inova); os professores Hugo Enrique Figueroa (FEEC) e Carlos Etulain, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira; o doutorando Pablo Hernandez; assim como Marcello Trombelli, diretor de Soluções da Envision para a América Latina e egresso da FEEC. Pela Universidade de Tsinghua, participaram Liu Dehua, professor do Departamento de Engenharia Química; Zhou Xiaowen, assistente do departamento, ambos à frente do Centro para Mudanças Climáticas e Inovação em Tecnologia Energética China-Brasil, parceria entre a universidade chinesa e a UFRJ; bem como Tong Lundi, da empresa de transporte marítimo COSCO Shipping.
Anteriormente, no dia 18, a Envision, empresa chinesa do setor de energia renovável promoveu o “Fórum de Desenvolvimento Sustentável Tisnghua-Envision China-Brasil”, em São Paulo. Foram convidados para participar do evento diversos representantes da Universidade de Tsinghua, juntamente da Unicamp, na presença do reitor Antonio Meirelles, do professor Rangel Arthur (Inova), e de Silva (CPTEn/CS), onde foram discutidas oportunidades de colaboração futura.
A Envision tem buscado esforços para investimentos em energia eólica no país, inclusive com reunião em Brasília, onde um grupo de empresários da corporação se encontrou com o Vice-Presidente Geraldo Alckmin, na terça-feira (19). Com isso, a intenção dos eventos foi aproveitar o momento de fortalecimento das relações entre os dois países, após 50 anos de diplomacia colaborativa, que inclusive se reflete nos mais de 10 anos de convênio de cooperações acadêmicas com a Unicamp, de acordo com a sua Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri).
Para saber mais:
– Envision Energy: empresa chinesa do setor de energias renováveis, sediada em Xangai e fundada por Lei Zhang, atual CEO, em 2007 e já é uma das principais fornecedoras de turbinas eólicas do planeta. Recentemente abriu uma filial no Brasil, e em seu portfólio oferece soluções para BESS (Batery Energy Storage System), Green H2, AIoT, além das já mencionadas turbinas. Também conta com seu próprio time na Fórmula E, correndo desde a temporada inaugural (2014/2015), tendo sido campeã mundial em 2022/2023.
Site: https://www.envision-group.com/en/aboutus.html.
– Universidade de Tsinghua: Fundada em 1911, está localizada em Pequim, capital da China, e é reconhecida como uma importante instituição de elite do continente asiático. Conta com 21 faculdades e escolas, 59 departamentos e desde 2018 com um Centro Latinoamericano, em Santiago, no Chile. Entre seus formandos mais conhecidos constam o ex-presidente da China Hu Jintao e o atual presidente Xi Jinping.
Site: https://www.tsinghua.edu.cn/en/
Texto: Maria Carolina H. Ribeiro (pós-doutoranda CPTEn/PRP)