Visita ocorreu na última segunda-feira (11)
Leandro da Silva Pereira e equipe, da LSP Energia, junto de André Lourenço, representante da Plug.in Mobility estiveram na Unicamp na última segunda-feira (11). A visita foi motivada pela possibilidade de cooperação entre essas companhias e a universidade, por meio do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), Programa Campus Sustentável e do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). A articulação reforça a preocupação sobre a transição energética, discutida anteriormente com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP), no final de fevereiro.
Da parte da Unicamp, estiveram presentes os docentes da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), como os professores Luiz Carlos Pereira da Silva, diretor do CPTEn,; Madson Cortes de Almeida; e Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, membro do Conselho Consultivo Internacional do CPTEn. Além deles, participaram também a Gestora de Parcerias do CS/CPTEn, Raquel Magri, e os pesquisadores Ubiratan Castellano, Danúsia Arantes Ferreira, Flávio Tonioli Mariotto, e Bruna de Souza Moraes, à frente da coordenação do NIPE.
Os projetos desenvolvidos pelo laboratório vivo Campus Sustentável e pelo CPTEn foram apresentados, bem como as pesquisas realizadas pelo NIPE. As empresas também mostraram seus diversos cases, e oportunidades de parcerias foram discutidas, principalmente relacionadas à mobilidade urbana, como a possibilidade de conversão de ônibus a combustão para elétricos, e soluções energéticas que forem necessárias.
O grupo teve a oportunidade de conhecer as instalações atuais do NIPE, como a Planta Piloto para Bioenergia (PPBIOEN) focada no escalonamento de processos, e que possibilita testes de bancada para posterior transferência de tecnologias a nível industrial. E a infraestrutura do futuro Laboratório de Bioenergia (LABIOEN), que será responsável pela integração da pesquisa básica e aplicada, com inauguração prevista para meados de abril. Inclusive, uma proposta de um novo Centro de Ciência para o Desenvolvimento denominado Centro Paulista de Estudos em Biogás e Bioprodutos (CP2B) e vinculada ao NIPE foi submetida para a Fapesp.
Em seguida, conheceram a E-Renova, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) de energias renováveis, ligada à Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Assim como os resultados obtidos até o momento do projeto “Microrredes Inteligentes, Confiáveis e Sustentáveis” (MERGE), que foram apresentados pelos pesquisadores de pós-doutorado Jéssica Alice e Guilherme Chagas, e pelo mestrando Derian Carlos, no LabREI (FEEC-Unicamp).
Texto e fotos: Maria Carolina Ribeiro (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)