CPTEn e Campus Sustentável recebem visita da COPPE/UFRJ

Encontro ocorreu no último dia 4 de setembro

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e avaliar a possibilidade de cooperação em projetos de P&D em sustentabilidade, uma equipe do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitou as instalações do Campus Sustentável, no dia 4 de setembro. A reunião teve início no escritório do CS, com a mediação de Jurandir Fernandes (conselho internacional do CPTEn) e pesquisadores associados. Em seguida, os representantes se dirigiram ao Laboratório de Pesquisas em Redes Elétricas Inteligentes (LabREI), onde foram apresentados ao simulador de microrredes do projeto MERGE e, em seguida, ao Laboratório de Mobilidade Elétrica, supervisionado pelo professor Madson Cortês.

Transição para a sustentabilidade

Oficialmente, as iniciativas para o desenvolvimento de um campus mais sustentável surgiram em 2003, apesar de que as discussões sobre o tema começaram muito antes disso, explicou Thalita do Santos Dalbelo, arquiteta urbanista e dra. em sustentabilidade urbana. Dalbelo apresentou a estrutura da Coordenadoria de Sustentabilidade e os projetos vigentes, como os corredores ecológicos que conectam as áreas de preservação do campus Zeferino Vaz e da Fazenda Argentina entre si, permitindo a conservação e o fluxo de fauna e flora.

A discussão se estendeu para o que os pesquisadores de ambas as universidades entendem como uma demanda coletiva de acessibilidade e uma possibilidade de colaboração: trazer de volta à circulação as bicicletas de uso comum. Na UFRJ, existe esse sistema de uso gratuito para alunos e funcionários. Espera-se que um projeto semelhante possa ser implementado na Unicamp.

CPTEn impressiona pela coleta de dados

Por fim, o Laboratório Vivo de Mobilidade Elétrica para Transporte Coletivo foi apresentado por seu coordenador, professor Madson Cortês. Nele são desenvolvidos sistemas para pesquisa em veículos, especialmente os elétricos, e metodologias de análise para melhoria da qualidade do serviço de transporte. Durante a conversa, os representantes da COPPE se interessaram sobretudo pelos dispositivos de coleta de dados. Uma vez que não existem no mercado, ou seja, não podem ser comprados, torna-se relevante a parceria com o CPTEn para o desenvolvimento desses dispositivos nos projetos da instituição carioca.

Texto e fotos: Julia Devito (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)