Projeto do CPTEn recebe Prêmio Inventores de inovação da Unicamp

Reconhecimento é concedido pela Agência de Inovação da Unicamp – Inova

Jéssica Alice Alves da Silva e Luiz Carlos Pereira da Silva (ao centro), pesquisadores do CPTEn reconhecidos pelo prêmio

Organizado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova), o prêmio Inventores foi criado com o intuito de celebrar as contribuições de docentes, pesquisadores e alunos da Universidade e de instituições parceiras em acordos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que geraram propriedade intelectual licenciada. Em sua 17ª edição, a celebração do Prêmio Inventores de 2024 contemplou o software PC286_MERGE, desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp por pesquisadores associados ao CPTEn.

Software permite gerenciar à distância e otimizar a gestão de microrredes

As microrredes são sistemas de distribuição de energia elétrica em pequena escala. Cada vez mais numerosas no Brasil, seu gerenciamento carece de ferramentas próprias para o monitoramento e otimização do consumo e do armazenamento de energia, sobretudo quando situadas em locais remotos. Para atender a essa demanda, foi criado o software registrado como PC286_MERGE. Por estar atrelado às etapas de P&G do projeto MERGE, de sua concepção aos testes de laboratório foram percorridos cerca de dois anos. Além do software em si, também teve de ser desenvolvida uma interface (API) que funciona como uma “intérprete”, traduzindo informações entre o programa e as microrredes.

Com os devidos ajustes e a utilização de novas APIs, o software pode ser integrado desde a uma casa inteligente a comunidades isoladas, por exemplo, na Amazônia, explicou Jéssica Alice Alves da Silva, pesquisadora responsável pelo programa ao qual prefere se referir pelo nome IoT-Based EMS.

O Prêmio Inventores de 2024 reconheceu 129 pesquisadores

Segundo Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova, o “Prêmio Inventores da Unicamp tem o objetivo de reconhecer e valorizar as pessoas por trás das pesquisas da Unicamp que foram protegidas e transferidas à sociedade. Neste ano, foram premiados 129 inventores na categoria Propriedade Intelectual Licenciada e outros 20 tiveram seus trabalhos reconhecidos na categoria Tecnologia Absorvida no Mercado. Também foram premiadas seis empresas spin-off acadêmicas, que levam esse nome por terem no seu core business uma tecnologia da Universidade. Além dos inventores premiados, a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e o Instituto de Biologia (IB) também foram premiados pelos seus destaques, respectivamente, nas categorias de Proteção da Propriedade Intelectual e na Transferência de Tecnologia em 2023”.

A edição deste ano, de acordo com Renato Lopes, diretor-executivo da Inova, teve muitas conquistas celebradas. Em agradecimento aos profissionais premiados, ele reforça: “Graças aos inventores da Unicamp e ao trabalho dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias com alto potencial de inovação, conseguimos fazer com que o conhecimento de qualidade da Unicamp ultrapasse os muros da Universidade para serem absorvidas e transformarem a sociedade, gerando emprego, renda e qualidade de vida. O empreendedorismo, a transferência de tecnologia e o fomento à criação de spin-offs são caminhos extremamente importantes para tirarmos as tecnologias dos balcões de pesquisa da Universidade e possibilitarmos que elas sejam transferidas para essas empresas e, assim, se tornarem soluções reais disponíveis à população”.

Dentre as tecnologias mencionadas, está o desenvolvimento do programa PC286_MERGE. Segundo o gestor, “o software [PC286_MERGE] desenvolvido na FEEC e licenciado para a CPFL Energia, que foi premiado no Prêmio Inventores 2024, é um exemplo de como as tecnologias da Unicamp podem contribuir diretamente para a eficiência energética, gerando inovações no setor de energia, oferecendo soluções mais eficientes e econômicas, e respondendo aos desafios atuais”.

Texto: Julia Devito (bolsista de Jornalismo Científico CPTEn/Fapesp)
Fotos: Julia Devito e Pedro Amatuzzi (Inova Unicamp)