EI.A 2023 chega ao fim com palestras sobre sistemas de IA e anúncio de melhores trabalhos

Próxima edição da conferência será realizada em outubro de 2024 em Bali, na Indonésia

Terminou nesta sexta-feira (8), na Unicamp, a edição 2023 da conferência Energy Informatics.Academy (EI.A 2023), evento sediado pela primeira vez no Brasil. O último dia de atividades contou com palestras que abordaram caminhos para o aperfeiçoamento dos sistemas de inteligência artificial visando sua aplicação na busca pela eficiência energética, apresentações de trabalhos dos conferencistas e anúncio dos melhores trabalhos do ano, selecionados pelo comitê técnico do evento. Também foi anunciada a sede da próxima conferência EI.A. A edição 2024 será realizada entre 23 e 25 de outubro em Bali, na Indonésia.

A primeira palestra foi realizada por Zita A. Vale, professora do Politécnico do Porto, a respeito do conceito e das aplicações de sistemas de inteligência artificial explicáveis. Estes se caracterizam por sistemas de IA cujo raciocínio e resultados podem ser compreendidos por seres humanos. De acordo com a professora, os sistemas de IA explicáveis são importantes para garantir sua transparência, o que amplia a confiança dos usuários.

Outra vantagem apontada por ela é o maior controle que se pode ter sobre os sistemas. No entanto, para que eles sejam possíveis, é necessário não apenas acumular dados, mas conhecê-los com profundidade. “Hoje, quando ouvimos falar de IA, nos referimos a uma abordagem baseada em dados. Isso implica em uma total dependência da qualidade dos dados. No entanto, uma maior quantidade de dados não tem como resultado, necessariamente, dados melhores”, destaca Vale.

Zita A. Vale (Politécnico do Porto, Portugal), Bo Jørgensen (Universidade do Sul da Dinamarca) e Henrik Madsen (Universidade Técnica da Dinamarca)

Na mesma direção, Henrik Madsen, professor da Universidade Técnica da Dinamarca, abordou a importância do estabelecimento de hierarquias nos controles para os sistemas inteligentes de energia que levam em conta as condições climáticas futuras, como é o caso da geração de energia eólica, uma realidade na Dinamarca. Segundo Madsen, é possível reduzir em até 80% a necessidade de mais investimentos em sistemas de energia com a implementação de recursos que dão flexibilidade às redes com o estabelecimento de hierarquias.

Já Bo Jørgensen, da Universidade do Sul da Dinamarca, resgatou o histórico do surgimento do campo científico que combina as tecnologias de dados e informações com os sistemas de geração e transmissão de energia. O docente apontou que esta é uma preocupação que se aprofunda conforme as medidas pela mitigação das mudanças climáticas se tornam mais necessárias. Paralelo a isso, à medida em que os novos sistemas de produção de energia passam a ser mais descentralizados e de mão dupla, torna-se proveitosa a transformação digital desses sistemas.

Jørgensen defende que a formação de profissionais na área deve abranger as dimensões climática e ambiental, sociocultural, econômica e política/regulatória. “Claro que não é possível se especializar em tudo. Por isso, identificamos os aspectos importantes de cada área e inserimos na formação dos profissionais. Este é um grande desafio”, avalia.

Melhores trabalhos

Após as últimas sessões de apresentações de trabalhos, foram anunciados os três melhores papers selecionados pelo comitê técnico da EI.A. O primeiro trabalho premiado foi Analysis of Electrical Equipment at Unicamp: Insights from the Inventory Database, de Hildo Guillardi Júnior, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pesquisador do CPTEn. “Esperamos que a pesquisa gere mais frutos na universidade”, celebrou Guillardi.

Hildo Guillardi Júnior, pesquisador do CPTEn com trabalho premiado na EI.A 2023

Os outros dois papers selecionados entre os melhores foram Automating Value-Oriented Forecast Model Selection by Meta-Learning: Application on a Dispatchable Feeder, de Dorina Werling, Maximilian Beichter, Benedikt Heidrich, Kaleb Phipps, Ralf Mikut e Veit Hagenmeyer, do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, na Alemanha, e Advances in Machine-Learning Based Disaggregation of Building Heating Loads: A Review, de Synne Krekling Lien e Jayaprakash Rajasekharan, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, na Noruega, e Behzad Najafi, do Politécnico de Milão, na Itália.

Também foi anunciada a sede da próxima conferência da EI.A. A edição de 2024 será realizada no Departamento de Engenharia Elétrica e da Informação da Universidade Gadjah Mada, em Bali, na Indonésia. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro de 2024. “Pensamos em continuar com este formato de pequenas conferências para possibilitar que as pessoas possam dialogar e formem uma comunidade”, destacou Zheng Grace Ma, organizadora pela Universidade do Sul da Dinamarca.

Maximilian Beichter (Instituto de Tecnologia Karlsruhe, na Alemanha) e Synne Krekling Lien ( Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, na Noruega)

Texto e fotos: Felipe Mateus (jornalista SEC Unicamp / CPTEn)