Equipe da Fiocruz conhece HIDS e LabREI

Instituição é referência em estudos epidemiológicos, vigilância e gestão da saúde

Uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), uma das instituições de pesquisa, extensão e ensino de nível superior mais conceituadas do país, passou pela Unicamp na segunda-feira (4), para conhecer pela manhã a Fazenda Argentina, local do futuro Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), e da Inova, a Agência de Inovação da Unicamp, onde se reuniram com o Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) e do Campus Sustentável, e se familiarizarem com essas iniciativas da universidade.

A equipe foi composta por Ana Beatriz A. Cuzzatti, da Coordenação-Geral de Infraestrutura (Cogic), Leandro Tebaldi Ambrósio de Projeto e Obras (CPO), Luiz Fernando da Silva, de Engenharia de Manutenção (CEM), Bruno Amorim e Eduardo Davidson Bezerra, de Gestão de Planejamento e Inovação (GPI). Pela tarde, os representantes da Fiocruz foram ao Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (LabREI), da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), para entender mais sobre os projetos relacionados ao uso de energia fotovoltaica e eficiência energética.

A Fiocruz é vinculada ao Ministério da Saúde, e tem grande relevância internacional, sendo referência em estudos epidemiológicos, microbiológicos, ensaios clínicos, aspectos relacionados à sanidade ambiental, vigilância e gestão da saúde, com foco em políticas públicas, para aprimoramento da qualidade de vida da sociedade. Teve papel central no combate à pandemia de covid-19, e está à frente de diversas pesquisas e avanços tecnológicos como vacinas, terapias e processo industriais, bem como no desenvolvimento e aplicação de novos materiais e de fármacos.

Texto e fotos: Maria Carolina H. Ribeiro (bolsista de Jornalismo Científico do CPTEn)