Estudantes participam de visitas na 4ª Jornada Olhos no Futuro

Cerca de 80 estudantes conheceram unidades da Unicamp; atividades ocorreram nesta sexta-feira (1)

Na última sexta-feira (1), foi realizada a 4ª Jornada de Olhos no Futuro, ação que tem como ênfase a integração de estudantes e professores da Rede Pública de Ensino com a universidade.

No chamado “Circuito para a Educação Energética e Sustentabilidade”, o grupo de 87 estudantes da Escola Estadual Dr. Telêmaco Paioli Melges, de Campinas, teve a oportunidade de conhecer as faculdades, laboratórios e centros de pesquisa da Unicamp e participar de oficinas contempladas pelos principais projetos do programa interdisciplinar Olhos no Futuro.

No período da manhã, eles participaram de atividades educativas realizadas nas Faculdades de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU), Engenharia Química (FEQ), Engenharia Agrícola (Feagri) e Ciências Médicas (FCM). À tarde, os estudantes estiveram presentes em uma oficina realizada no Instituto de Geociências (IG), seguida por uma partilha de conhecimentos que encerrou a programação.

Danúsia Arantes, coordenadora do projeto e pesquisadora do eixo 5 do CPTEn, ressalta a importância desse dia de imersão para despertar nos jovens o interesse pelo ingresso no ensino superior e pelas pautas de sustentabilidade e transição energética.

Empoderar jovens para o futuro

O Projeto Olhos no Futuro tem o objetivo de promover o conceito de trabalho decente para crianças e adolescentes em idade escolar por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a fim de empoderar esses jovens e combater o trabalho infantil e a exploração no trabalho entre jovens e adultos, esclarecendo sobre o que caracteriza o trabalho análogo ao escravo.

Também visa aproximar a sociedade com a Unicamp por meio do ensino-aprendizagem e divulgação dos ODS alinhados às pesquisas acadêmicas para crianças e adolescentes. A união entre Universidade, Escola e Sociedade permite ampliar a visão crítica dos alunos frente o uso de ferramentas do método científico, permeando um futuro diferenciado para os mesmos e para a comunidade ao seu entorno, de forma a buscar melhorias na qualidade de vida de todos os envolvidos.

Texto e fotos: Júlia Devito (bolsista de Jornalismo Científico do CPTEn)