Skip links

Reitoria firma acordo de cooperação com Universidade da Guiana Francesa

Matéria do Portal Unicamp destaca cooperação em sistemas de energia renovável

Reportagem publicada no Portal Unicamp. Texto de Tote Nunes e fotos de Antoninho Perri (SEC Unicamp) e Raquel Magri. Acesse aqui a publicação original.

Foto: Antoninho Perri (SEC Unicamp)

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, assinou, na manhã desta segunda-feira (27), um acordo de cooperação acadêmica com a Universidade da Guiana Francesa. O acordo vai permitir o desenvolvimento de programas e a elaboração conjunta de projetos de pesquisa e de eventos científicos e culturais, além do intercâmbio de estudantes e professores e o compartilhamento de cursos e disciplinas. O acordo foi assinado também pelo reitor da instituição franco-guianense, Laurent Linguet.

A Unicamp apresentou aos representantes da Universidade da Guiana Francesa programas como o Campus Sustentável, o projeto AmazonFace – um programa de pesquisa sobre a Amazônia instituído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e cujo coordenador científico é o pesquisador da Unicamp David Lapola – e o HIDS (HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável), em desenvolvimento no entorno do campus de Barão Geraldo. O espaço congrega instituições de ensino e pesquisa e o setor público em torno da ideia da inovação tendo em vista os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Estamos muito felizes por recebê-los e pela chance de explorar grandes oportunidades de colaboração a partir de agora”, disse Meirelles.

Foto: Antoninho Perri (SEC Unicamp)

De acordo com o professor Luiz Carlos Pereira da Silva, responsável pelo programa do Campus Sustentável da Unicamp, um dos focos da cooperação é o desenvolvimento de sistemas de energia renovável para comunidades amazônicas, em substituição ao diesel. “Mas há também outros interesses, como questões ligadas à mudança climática e à sustentabilidade. Eles demonstraram interesse em replicar na universidade deles o nosso modelo de campus sustentável”, afirmou Silva.

A adida para a ciência e tecnologia do Consulado da França em São Paulo, Nadêge Meziê, disse que o acordo com a Unicamp pode ser importante, para o país europeu, do ponto de vista estratégico. “Antes de mais nada, temos uma afinidade que é a Amazônia e essa é uma questão central para nós”, disse ela. “O que desejamos é que essas possam ser parcerias transversais e multidisciplinares”, acrescentou.

A vice-reitora de pesquisa da Universidade da Guiana Francesa, Gislaine Premor, disse que a instituição vislumbra várias outras áreas de cooperação, como as muitas questões relacionadas à área da saúde, a troca de conhecimento sobre as plantas medicinais e os saberes tradicionais e a busca pela cura de doenças como a de Chagas.

Foto: Raquel Magri

Também participaram da delegação da Guiana Francesa, um departamento ultramarino da França, a vice-reitora adjunta de relações internacionais, Giulia Manera, e o diretor do Instituto Amazônico de Biodiversidade e Inovação Sustentável, Antoine Primerose.

Pelo lado da Unicamp, estiveram na cerimônia de assinatura do acordo, além de Meirelles, o professor Alfredo Barbosa de Melo, da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri), o professor aposentado e colaborador no programa Campus Sustentável Jurandir Fernandes, David Lapola, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), a professora do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) Artionka Capiberibe e o coordenador-geral do HIDS, Mariano Laplane.