Representantes da Universidade Nacional de Altiplano conhecem HIDS e projetos de sustentabilidade

Visita da delegação ocorreu no dia 17 de novembro

No último dia 17, a Unicamp recebeu a visita da delegação peruana da Universidade Nacional de Altiplano (UNAP), de Puno, um ano após sua primeira vinda às instalações do Projeto Campus Sustentável. Desta vez, eles aproveitaram para conhecer pela manhã a Fazenda Argentina, que integra o projeto de implementação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS) e foram apresentados aos projetos relacionados ao Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), bem como do LabREI (FEEC) pela tarde.

A passagem do grupo, que inclui nove decanos (diretores das faculdades), e o vice-reitor de Pesquisa, Ariel Rogelio Velazco Cárdena – cujo Doutorado em Matemática foi realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), reflete uma vontade maior de aproximação do país vizinho com o Brasil. De acordo com José Mamani, assistente do Escritório de Cooperação e Relações Internacionais, a vinda à Unicamp teve o objetivo de monitorar os acordos atuais de convênio e propor outros novos para intercâmbio de estudantes de graduação, pós-graduação e professores visitantes. Além disso, estão na agenda visitas a outras universidades de relevância nacional, como a UFMG, UFRJ, UFF e USP, para firmar parcerias semelhantes que fortalecerão as relações entre os dois países sul-americanos.

Outro motivo para a vinda, atrelado à proposta sustentável da Unicamp é de saber mais sobre essas iniciativas, para implementação futura de projetos similares nos campi da UNAP. O ônibus elétrico, os painéis fotovoltaicos e consequente economia de energia com escolhas de equipamentos mais eficientes (como a troca de lâmpadas de LED para iluminação em locais públicos) foram ideias que agradaram os visitantes.

A preocupação em se atingir metas referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tem crescido dentro das instituições de ensino e pesquisa de todo o planeta, com a criação de rankings, como o THE Impact, da Times Higher Education (THE). Nos últimos anos, a Unicamp tem se estabelecido entre as universidades mais sustentáveis do Brasil e do mundo, juntamente da Universidade de São Paulo (USP).

A Universidade Nacional del Altiplano, em Puno, fundada em 1856, é uma das instituições de ensino de nível superior mais antigas da América Latina, e está localizada próximo à fronteira com a Colômbia, na região do Lago Titicaca. Conta com mais de 16 mil alunos, matriculados 36 escolas profissionais, distribuídos nas 19 faculdades, com cursos nas áreas de Engenharia, Saúde, Humanidades e Ciências. Para saber mais, acesse www.portal.unap.edu.pe.

Reportagem – Maria Carolina H. Ribeiro (bolsista de Jornalismo Científico do CPTEn)
Fotos – Maria Carolina H. Ribeiro, Júlia Devito (bolsista de Jornalismo Científico do CPTEn) e José Mamani (UNAP)