Além do site e das mídias sociais, no evento foram lançados também o regimento interno e o planejamento estratégico documentados
Pesquisadores do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) compartilharam os avanços obtidos até o momento nos seus eixos temáticos e as suas estratégias para o semestre em andamento. Em formato híbrido, o evento ocorreu em 30 de março, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. No próximo mês de junho, o centro completará um ano de sua aprovação na chamada de propostas para Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A troca de informações entre os pesquisadores é importante para a elaboração do primeiro relatório científico do CPTEn, a ser enviado à Fapesp ainda no primeiro semestre.
Luiz Carlos Pereira da Silva, diretor do CPTEn e professor da FEEC, fez um balanço das realizações do grupo e destacou as parcerias firmadas, como o apoio da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). O convênio de R$ 11 milhões firmado com a empresa garante ao CPTEn aportes regulares fundamentais para os trabalhos do centro. De acordo com o diretor, um novo contrato foi assinado recentemente para a implantação de uma microrrede no campus universitário. “Trata-se de um contrato adicional de R$ 13,5 milhões investidos em um equipamento de pesquisa importante para o tema de microrredes”, explica. A viabilização da iniciativa já está em andamento.
O diretor informou também que o Centro segue aberto a novos convênios e projetos conjuntos e busca consolidar as parcerias já combinadas. Em fevereiro deste ano, a diretoria do CPTEn participou de uma reunião com membros da Subsecretaria de Energia, Petróleo e Gás, parte da estrutura da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Na ocasião, foram apresentados os trabalhos até agora realizados pelo CPTEn e os projetos da equipe para o futuro. Outras parcerias importantes firmadas são com a Eletrobrás/Procel e com a empresa Radaz.
Também no seminário, a equipe do Plano de Ação de Comunicação (PACom) fez o lançamento do site e das mídias sociais (facebook, instagram e linkedIn) do CPTEn, meios que permitem à sociedade acompanhar os principais resultados de cada eixo. No âmbito da comunicação científica do centro, a gestão do CPTEn prepara um dossiê da revista ComCiência, organizada pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, sobre Transição Energética. A expectativa é que a edição seja lançada em junho. Faz parte também da programação deste ano a realização de uma edição dos Fóruns Permanentes da Unicamp, discutindo transição energética e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento está programado para o dia 13 de setembro.
Esse foi o terceiro seminário do CPTEn. O primeiro ocorreu em 2022 com o tema Diálogos de Integração, ocasião em que houve o lançamento oficial do Centro. Já a segunda edição foi realizada no fim do mesmo ano, com o primeiro balanço das atividades e as perspectivas para 2023.
Reportagem: Inácio de Paula
Foto: Acervo SEC/Unicamp