Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) realiza seminário de balanço e discute perspectivas para 2023

Atividade foi direcionada a coordenadores dos Eixos de pesquisas e membros da gestão executiva do Centro

Integrantes do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) se reuniram no dia 14 de dezembro para a apresentação de um balanço referente ao segundo semestre de 2022 e as perspectivas para 2023. Esse foi o segundo seminário do grupo de pesquisadores, no qual professores e estudantes discutiram os avanços das conexões entre a Unicamp, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (SEMIL) e empresas e instituições parceiras.

O diretor do CPTEn, Luiz Carlos Pereira da Silva, avalia que o primeiro semestre de atividades do Centro foram positivas para que os pesquisadores organizassem suas atividades e dessem início à implementação das bolsas de estudo aprovadas. Cerca de R$ 9 milhões de recursos do CPTEn aprovados junto à Fapesp são relacionados à contratação de bolsistas, desde a graduação até o pós-doutorado, além de bolsistas técnicos, totalizando 85 bolsas de pesquisa. Ele também comentou sobre a possibilidade, em 2023, de ampliação no número de pesquisadores principais (PPs) ligados aos oito eixos temáticos do CPTEn, o que ampliaria o potencial de atuação da unidade.

As lideranças do CPTEn também fizeram um balanço das parcerias firmadas com empresas e órgãos, como a Eletrobras/Procel, a CPFL e a Radaz, e do aporte de recursos feitas por estas instituições parceiras. Hugo Figueroa, coordenador de parcerias do CPTEn, projeta que novas parcerias podem ser estabelecidas com outras empresas, a depender dos projetos desenvolvidos por cada eixo. Ele colocou a coordenação do Centro à disposição dos pesquisadores para auxiliar no mapeamento dessas oportunidades.

Por se tratar do primeiro semestre após aprovação do CPTEn junto à Fapesp, as atividades dos oito eixos temáticos se encontram em fase inicial, como a articulação de processos de contratação de bolsistas e aplicação de estratégias para o desenvolvimento dos seus trabalhos. Como o caso de Roberta Ceriani, docente da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e uma das Pesquisadoras Principais do sexto eixo, “Transição para energias renováveis e bioenergia”, que orientou como deve ser feita a chamada de candidatura para bolsas de pós-doutorado, por meio de edital no site de oportunidades da Fapesp. Outros eixos compartilharam com o grupo experiências de projetos anteriores já colocadas em prática que serão incorporadas aos trabalhos do CPTEn, como as atividades realizadas em escolas pelas pesquisadoras do eixo V, “Educação, formação e capacitação para a sustentabilidade socioambiental”.

Bárbara Teruel, coordenadora de comunicação do CPTEn, exemplificou as atividades em desenvolvimento pela equipe do Plano de Ação em Comunicação (PACom), entre elas, a própria realização do evento. “Vamos manter esses seminários com uma frequência de duas vezes ao ano, pois são fundamentais para o acompanhamento dos trabalhos do CPTEn e iremos sugerir outros eventos complementares.”

O CPTEn é uma ação da Unicamp com a Fapesp, iniciativa selecionada na chamada para constituição de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD/SP), em junho de 2022. Ela engloba projetos e pesquisas voltados para problemas da transição, eficiência e sustentabilidade energética, com impactos socioeconômicos e ambientais na administração pública paulista.

Reportagem: Inácio de Paula

Foto: Antonio Scarpinetti / SEC Unicamp