Em vista dos enormes e globais desafios que a sociedade humana enfrenta, o momento é o de unir conhecimentos e trabalhar de forma conjunta.
Os atuais níveis de pressão sobre o sistema planetário poderão levar a uma emergência humanitária com o aumento das crises ambientais, econômicas, sanitárias e sociais em escala global. É necessário, nesse momento, uma grande mobilização social para enfrentar esses problemas e buscar as transformações necessárias para melhorar a vida em sociedade.
Nesse contexto, é fundamental que as pesquisas científicas não apenas analisem as transformações necessárias para a sustentabilidade como, também, contribuam ativamente para que elas aconteçam. A ciência da transformação busca inovações em diferentes âmbitos, como nas metodologias de pesquisa, na produção participativa de conhecimentos e na capacitação dos pesquisadores e instituições para essas formas de fazer ciência.
Para discutir com a comunidade científica, atores institucionais e sociedade as potencialidades e os desafios desta abordagem, o Programa Biota/Fapesp realizou, no dia 25 de outubro de 2022, o webinário “Transformação e coprodução de conhecimento para a sustentabilidade“.